quinta-feira, 28 de maio de 2009

Como uma religião pode mudar a vida de alguém? Como um religioso consegue alcançar a cura de alguma enfermidade? 'São perguntas que vamos fazer no TCC

Atualmente no Brasil, podemos observar uma grande camada da população brasileira que busca a religião como meio paliativo ao sofrimento, ou até mesmo a busca de compreensão por aquilo que entendem não ser explicado pela ciência e até mesmo a procura de respostas referente o sentido da vida.
O ser humano também tem como motivos de busca a procura por respostas para seus questionamentos, e a religião, assim como o mito na antiguidade, muitas vezes responde as expectativas de seus fiéis. A religião, muitas vezes se caracteriza pela compreensão do que não pode ser explicado racionalmente.
Destacaremos em especial três religiões que fazem parte da cultura brasileira; Católica, Evangélica, Espírita, e também sobre o ateismo cético, que são pessoas que definitivamente se opõem à idéia da existência de deuses.
Após este aprofundamento sobre as três religiões, tentaremos entender como as pessoas compreendem o processo de cura das doenças tendo suas religiões como base para cura de sua enfermidade.
O Brasil é um país livre em se tratando de religião. É possível encontrar todas as religiões do mundo que adentram como novidades, “moda”. No territorio nacional, nos chama atenção o fato de muitas pessoas buscarem a religião porque se encontram num momento emocionalmente frágil.
Em nosso cotidiano encontramos pessoas que seguem alguma religião por se depararem com algum sofrimento emocional ou físico, enquanto outra pequena porcentagem de pessoas, que também sofrem, não seguem nenhuma religião, não acredita em deus e são chamadas de ateus. Em sua busca de respostas céticas questionam o sobrenatural alegando que existência e evolução humana ocorreu assim como qualquer outro animal irracional que se adaptou ao meio e sobreviveu por isso. A teoria que sustenta essa idéia completou recentemente 150 anos e contradiz o que a maioria das religiões ensinam a seus fiéis, no que diz respeito à criação do universo. O inglês Charles Darwin, um paradoxo moderno, defende que o homem é um produto de milhões de anos de evolução, e que o mundo não foi criado por ninguém. Darwin possui seguidores que se apóiam em sua teoria para justificar o ateísmo Seus livros são acessíveis e a ciência reconhece que tem fundamentos, apesar de desconhecer o que ocorreu antes do Big Band dentre outras perguntas que não há respostas. (Carelli 2009).
O Brasil assim como outros países, continuam em sua situação ambígua mesmo com o fenômeno da globalização e atualizações diárias de descobertas, comprovações sobre o que foi descoberto por Darwin, possui algumas escolas religiosas que evitam ensinar a seus alunos essa teoria, defendendo a troca dos livros de ciências convencionais por apostilas criacionistas. Segundo Carelli (2009) na Inglaterra, apenas um em cada quatro pessoas acreditam em sua teoria. Enquanto que nos Estados Unidos, que detém as melhores universidades do mundo, metade dos cientistas premiados com o Nobel, apenas um em cada dois americanos acreditam que o homem possa ser fruto de milhões de anos. A cada dia, no Brasil, se abre uma igreja nova e religião é seguida tanto pela classe A, B, quanto C, D e E, portanto, a religiosidade é algo muito presente na vida do brasileiro.
Para compreender um pouco mais sobre a chegada das três religiões discutidas nesse trabalho faremos um breve histórico sobre o surgimento de cada uma delas e como se deu inicio no Brasil, trazendo a compreensão de como cada uma se origina para posteriormente conhecer o conhecer o conceito de cura para cada uma delas.