domingo, 25 de abril de 2010

Ensaio sobre a solidão

Eu particularmente tinha muitas duvidas com relação ao tema, mas descubro a cada dia que estou é viciada com o que foi pré estabelecido pela sociedade. Numa conversa com o meu orientador e inumeras dúvidas sobre levar ou não adiante esse tema, de cara eu ja me vejo com pré conceito sobre seu significado, mas vejo também existe outros pontos de vistas.
Segue então minhas primeiras escritas sobre o futuro tema de TCC.
Introdução
Acredito que a palavra solidão automaticamente nos remete a algo negativo devido seu significado, que segundo Michaelis quer dizer: isolamento, lugar solitário, retiro, condição, estado de quem está desacompanhado ou só, lugar ermo, apartamento, isolamento. A primeira impressão que se tem é que viver só nunca é uma escolha, e sim uma condição imposta, e isso leva a acreditar que ser sozinho é algo ruim.
Matos relata que existe dois tipos de solidão, o isolamento e estar só mesmo no meio de muitas pessoas e que esse ultimo tipo de solidão esta relacionado a um dos sintomas da depressão.
Em São Paulo, que habitam mais de 11.037.593 milhões de pessoas, na projeção de 2008, segundo a Folha de São Paulo e uma parte considerada reside sozinho, vive sozinho, muitas vezes por opção. São entre eles homens e mulheres que já foram casados ou nunca se casaram, algumas delas vivem bem e felizes, o que pode se levar a crer que a solidão não necessariamente é algo ruim.
A escolha do tema a ser pesquisado foi definida a partir de uma observação feita em muitas pessoas no meu convívio social que se sentem tristes por viver ou estar solitários e suas expectativas de encontrar alguém que possa substituir o sentimento de estar só, pois acreditam que viver só é algo ruim. Esse objetivo também se estende a partir da possibilidade de investigar que muitas pessoas que residem sozinhas, por opção, vivem muito bem.
A temática tem como possibilidade discorrer sobre o fenômeno que ocorre nas grandes cidades que, apesar da quantidades de cidadãos, muitas pessoas não encontram boa companhia para viver e acabam se isolando