sexta-feira, 10 de abril de 2009

O PAPEL DO PSICOLOGO


São Paulo, 31 de março de 2009.
Hoje fiz uma prova que me fez refletir sobre o papel do psicologo. Uma questão da prova abordava a teoria de Darwin, referente o surgimento e a sobrevivencia dos seres vivos o qual o homem faz parte como ser adaptavel e resistente ao meio. Em uma revista bem conceituada foi publicado uma matéria, em comemoração aos 150 anos da teoria mais polêmica do mundo, que confronta o que aprendemos nas religioes, porem não é sobre isso que gostaria de falar e sim da relação que foi feita questionando o papel do psicologo na sociedade. Foi explicitado um pouco da teoria de Darwin e logo após relacionado ao papel do psicologo na sociedade, o qual deveria escolher algumas alternativas que correspondessem ao que a questão queria dizer. Em uma das alternativas dizia que o psicologo tem como ferramenta testes psicologicos a fim de identificar e selecionar individuos mais bem preparados para um seguimento, o que acaba concordando e praticando a lei de Darwin, pois acelera e maximiza o processo de seleção natural, enquanto que outra opção relata que os individuos desenvolvem capacidades de adaptação e respostas as demandas estressantes do cotidiano competitivo, como se a cada ano prevalessesse aquele que é mais flexivel a mudanças, sabe mais e esta mais disposto a aprender, o que é um fato hoje em dia.
Penso que a teoria de Darwin é real, pois “o mundo é dos espertos”, “sobrevivem os mais fortes”, etc, existe sim, naturalmente um processo de seleção natural na vida e que o psicologo possui não apenas um mas varios papeis importantes na sociedade, que acredito ficar esquisito dizer que contribui para direcionar as pessoas mais capacitadas, por que entendo que cada individuo tem seu potencial. Quando falamos em psicologia organizacional e vocacional, acredito que não fica muito pesado dizer que o psicologo tem o papel de contribuir com a seleção natural, pois seu principal papel é direcionar um candidato, ou funcionario para uma atividade que, atraves de testes, resulte que ele ira desenvolver bem e se adaptar. Em se tratanto de outras abordagem e seguimentos da psicologia, de maneira sutil isso também ocorre, mas vem pouco depois de outras funções importantes que o psicologo possui, tais como: mostar ao individuo o que ele realmente é, do jeito que ele o descreve, mostrar ao individuo o que ele não é capaz de enxergar por si só, contribuir para que ele aceite o que ele é, possibilitar que ele perceba como outras pessoas em seu redor o enxerga, colaborar para que ele enchergue melhor o que o cerca, contribuir para que ele se sinta bem onde ele vive ou mude de lugar, ou de conduta caso a atual conduta ou ambiente gere sofrimento. Penso que as ultimas palavras, apenas as ultimas é que possuem resquicios de que existe a lei natural proposta por Darwin. Gosto de dizer que o individo atual, esteja onde estiver, fazendo o que for já se adaptou, logo já participou da lei natural porque simplesmente esta vivo, o que por si só não resulta em algo simples, pois houve todo um processo que possibilitou o presente.
Porem vale lembrar que a lei natural não depende somente do que é natural, uma especie, por exemplo, pode acabar por fatores geneticos, ambientais e até mesmo força maior, o que podemos chamar de acidente, fenomeno, algo que não se pode prever, como por exemplo a morte. O futuro é incerto e a lei de Darwin pode não ser tão logica assim.
Acredito que o homem aprende tudo de acordo com suas necessidades, o que muitas vezes se chama de dom, algo herdado por um fator genetico ou adquirido por Deus pode ter sido basicamente apreendido e por necessidade ou prédisposição para tal, dependendo assim da complexidade de cada individuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário