domingo, 31 de janeiro de 2010

Para que ser são

Por que não ser louco? Para que ser são?
Não sei, acho que a muito tempo tenho lapsos de consciência (como diz um amigo meu) e acabo ficando cada vez mais arisca com a vida. Embora tenho me permitido tomar algumas injeções de otimismo para aliviar o preto e branco, as vezes me pego pensando na realidade, chega dói, e me vejo a meio passo de ficar pessimista.
Ta certo que estou me permitindo, pelo menos em férias escolares, me ocupar com algumas coisas futeis e inuteis que tem na internet, mas também estou me permitindo conhecer melhor as pessoas, de uma maneira mais superficial, porém não deixa de ser uma parte dessas pessoas, porque afinal de contas, somos o que mostramos que somos.
Esses dias estive conversando um um homem, que se diz mais vivido, pelo menos mais que eu, e que contou muita vantagem por isso, só me faltou dizer que sou apenas uma garotinha aprendendo as coisas da vida, rsrsrsrs, acredite, fiquei mais entusiasmada em conversar com ele, isso me instigou mais e mais e me fez, inconscientemente criar uma visão dele que no final eu fiquei mais querendo ajuda-lo do que admirada com tanta sapiencia. O objetivo desse texto não é julga-lo e critica-lo, não mesmo, é fazer uma reflexão sobre como as pessoas se mostram diante de situações que acreditam correr perigo de ser corrompido em algo que não quer mostrar e se esforça pra esconder.
Ele me disse que tenho muita teoria e pouca ou quase nada de pratica, mas peraí, a filosofia não é teoria pura? Não vejo a necessidade de praticar tudo para ter consciencia do que é bom ou ruim, penso que se aprende observando, lendo, estudando mais, e filosofando, não só praticando.
E essa pessoa, que certamente é infeliz, não porque eu desejo que seja, pelo contrario, mas sim porque foi a unica coisa que me mostrou que é.
Para explicar melhor o conceito de infeliz que eu criei ou que eu acredito que seja é de alguem que esta agindo conforme a sociedade impoe sem personalidade para mudar, alguém que busca algo que na verdade não procura, mas busca porque a sociedade disse que assim será feliz. Também é alguém que não consegue amar outra pessoa, porque se acha superior pelos titulos e idiomas que possui, alguém que exige aquilo que esta longe de poder oferecer a outrem, alguém que não consegue ficar bem consigo mesmo, sozinho. Alguém que foge ou busca refugio de si mesmo num bar, no barulho e no meio da bagunça da multidão, nos livros mais complexos cujo conteudo busca um numero de QI elevado, é um jeito de se manter ocupado.
Na verdade todos nós fazemos isso em algum momento da vida, pelo menos uma dessas coisas, por isso não se consegue alcançar a felicidade, ela é utópica, essa é a unica verdade que eu tenho certeza. Mas como eu sou humana, e humano tem sonhos, vivo com meus calcanhares de Aquiles que me fazem dar risadas, fugir de mim, ver mais o outro para não me ver, ter dó do outro para não tocar em coisas que me fazem digna de dó.
Aquela musica que diz "dizem que sou louco por pensar assim, mais louco é quem me diz que não é feliz" só sendo louco mesmo para ser feliz, os realistas e pessimistas são saudaveis no aspecto mental, mas não são felizes, por isso, eu prefiro ser louca, pelo menos dou risada de tudo isso, por mais que alguma situação me puxe para o realidade, eu insisto em nadar contra essa corrente, assim crio musculos, gozo, sinto prazer, e é até mais facil viver assim.
O são quer acabar com tudo, o insano que mudar a partir de si, de seu modo de pensar, seu jeito de agir, não por comodismo, mas porque não dá pra mudar o mundo e a natureza humana, e quem esta certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário